Corpo.doc

Dani Lima, this what is ed  em algumas quartas do Dança Pra Cacilda, diagnosis  vai partilhar parte de seus 2 anos de pesquisa para o projeto “100 gestos que marcaram o século XX”, more about patrocinado pela Petrobras. É o Corpo- DOC : o gesto em questão, dentro da ocupação Dança pra Cacilda.

Entre as atividades, a exibição de uma série de entrevistas gravadas com profissionais de varias áreas sobre as idéias de gesto dentro de suas práticas; discussões e palestras.

A cada encontro uma discussão específica envolvendo o gesto e suas
interpretações. Onde começa um gesto? Quais são as possíveis relações entre
gesto e atitude, gesto e postura, gesto e movimento, gesto e expressão,
gesto e comunicação, gesto e linguagem, gesto e psiquê ….. ?


A cada encontro uma discussão específica envolvendo  o gesto e suas interpretações.

Para abordar a memória do corpo através de sua inscrição no gesto, vamos tentar elucidar as diferentes possibilidades de leitura e interpretação das idéias de  gesto. As atividades do Corpo.Doc serão divididas em temas, e acontecem sempre às 20h :

25 de julho: gesto e dança

Exibição de fragmentos das video-entrevistas feitas por Dani Lima e Christophe Wavelet com profissionais diversos a respeito do gesto.

Mediação – Dani Lima e Participação do Residente da semana, Cristian Duarte

22 de agosto- Corpo.Doc- Um gesto brasileiro? Dani Lima e um convidado especial discutem sobre a existência efetiva de um gesto que possa ser reconhecido como legitimamente brasileiro e encerram o ciclo de debates Corpo.doc no Dança Pra Cacilda.

Exibição da vídeo- entrevista feita por Dani Lima e Christophe Wavelet com Antônio Nóbrega.

Edições passadas:

16 de maio: Gesto e Corpo

Palestrante convidada: Silvia Soter, professora da Faculdade de Educação da UFRJ,   crítica de dança do jornal O Globo, professora de Ginástica Holística – Método da Dra. Ehrenfried, certificada por Marie-Josèphe Guichard, na França, em 1996.É coordenadora da área de cultura da Redes de Desenvolvimento da Maré e supervisora pedagógica da Escola Livre de Dança da Maré.

Participação da artista da semana: Alice Ripoll

Mediação – Dani Lima

O que entendemos por gesto a partir de uma abordagem de educação somática? O que diferencia gesto e movimento, korpse e soma?

Exibição de vídeos de fragmentos de espetáculos

13 de Junho: gesto e filosofia

com a participação dos filósofos Luiza Buarque ( sobre o texto “Notas sobre o gesto”, de Giorgio Agamben) e Charles Feitosa (sobre o livro “Les gestes”, de Villem-Flusser)

mediação : Dani Lima

CHARLES FEITOSA é Professor Associado de Filosofia da UNIRIO (DFCS/CCH), Doutor em Filosofia pela Universidade Freiburg i.B., Alemanha, autor de Explicando a filosofia com arte (RJ: Ediouro, 2004) e de diversos artigos nas áres de estética, fenomenologia e filosofia da cultura. É coordenador do POP-LAB – Laboratório de Pesquisas em Filosofia e Cultura Pop (http://filosofiapop.ning.com/), co-organizador do Simpósio Internacional de Filosofia: Assim Falou Nietzsche e co-editor das coletâneas homônimas que agrupam os principais textos do evento.

LUISA BUARQUE é Doutora em Filosofia pela UFRJ, tem Pós-Doutorado pela Sorbonne, é professora da PUC-RJ e atua na área de Filosofia Antiga. Possui também um trabalho extenso na área de Arte e Filosofia, e publicou um ensaio sobre Platão intitulado ‘As Armas Cômicas: os interlocutores de Platão no Crátilo’.”

11 de julho: Gesto e Psicanálise, Dani Lima convida Benilton Bezerra.


Dani Lima, bailarina e coreógrafa, vive e trabalha no Rio de Janeiro. Formada em Jornalismo pela PUC-RJ (1998), é Mestre em Teatro pela Uni-Rio (2005),  publicou o livro “Corpo, política e discurso na dança de Lia Rodrigues” (2007). Desde 2001 faz parte do corpo docente da Faculdade de Dança, UniverCidade/RJ.

Seu trabalho à frente de seu grupo investiga questões de identidade, alteridade, memória e percepção, investindo em experiências transdisciplinares e no desenvolvimento de uma poética do corpo cotidiano.

Mais sobre Dani Lima, clique aqui.